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5 maneiras de como usar ferramentas de automação de marketing

As Ferramentas de automação de marketing são ferramentas milagrosas que cumprem com maestria a função de automatizar serviços de Marketing. E com o cenário atual do marketing no mundo e nas empresas, essas ferramentas vêm sendo muito requisitadas.

Essas ferramentas permitem que os profissionais de marketing automatizem tarefas repetitivas, economizando tempo. Tempo este que pode ser direcionado para outras tarefas com finalidades estratégicas. O que você acha de saber mais sobre essas ferramentas?

Ferramentas de automação de Marketing e seus superpoderes

O mundo do marketing evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, e uma das revoluções mais significativas, sem sombra de dúvidas, foi sua transição para o mundo virtual e a introdução de ferramentas de automação de marketing. 

Milhares de profissionais que trabalham diariamente com Marketing, tiveram que abrir uma caixa para mudança, mudança essa que visa melhorar o ambiente de trabalho trazendo muitos benefícios. 

Esse abrir a caixa que nos referimos, é ter a mente aberta para experimentações, afinal nem todos foram adeptos a introduzir ferramentas de automação em seus serviços, porém estes, acabaram ficando para trás com o tempo.

Como tudo no mundo se renova, não é nenhuma novidade que práticas novas e automatizadas, venceriam as práticas antigas que exigem tempo e possuem menor eficiência, por assim dizer.

Mas calma que nem tudo está perdido! Esses profissionais ainda possuem a chance de se atualizarem, e voltarem ao mercado de Marketing completamente renovados. Mas para isso, é importante saber como usar as ferramentas de automação de marketing! Veja a seguir.

  1. Automação de e-mails: nutrindo relacionamentos

As campanhas de e-mail continuam sendo uma estratégia vital no marketing, e a automação de e-mails torna esse processo muito mais eficiente. 

Várias ferramentas no mercado permitem criar sequências automáticas de e-mails com base no comportamento do usuário.

E para usar esse benefício ao seu prazer, será necessário criar fluxos de nutrição: sequências de e-mails que são acionadas por ações específicas, como downloads de conteúdo ou cliques em determinados links.

Após fazer isso, não se esqueça de personalizar mensagens. A utilização de informações sobre os contatos vai com certeza aumentar a relevância para cada lead.

E por fim, chegou o momento da análise de métricas. Acompanhe taxas de abertura, cliques e taxas para ajustar e aprimorar suas campanhas ao longo do tempo. 

Você pode estar começando nesse mundo automatizado agora, porém essas três dicas serão seu alicerce para uma volta triunfal.

  1. Automação em redes sociais

Qualquer pessoa que esteja participando no mundo do Marketing Digital nos dias de hoje, sabe que manter uma presença ativa nas redes sociais é essencial. Mas isso, mesmo que seja benéfico, pode consumir muito tempo que poderia ser destinado a estratégias.

Exatamente por esse motivo, existem ferramentas de automação de marketing que permitem agendar mensagens e monitorar o desempenho, liberando o tempo do profissional.

Planeje seu conteúdo com antecedência e agende postagens em diferentes horários para atingir seu público-alvo. Utilize ferramentas de automação para monitorar menções e mensagens diretas, garantindo uma resposta rápida aos seguidores.

  1. Otimizando motores de busca

A otimização para motores de busca (SEO) é crucial para a visibilidade online. Ferramentas como SEMrush, Moz e Ahrefs oferecem funcionalidades automatizadas para monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.

Para realizar a pesquisa de palavras-chave, utilize ferramentas para identificar palavras relevantes para o seu setor e otimizar seu conteúdo.

Não hesite em encontrar alguma ferramenta de alertas automáticos sobre novos backlinks e, assim, conseguir monitorar a saúde do perfil de backlinks do seu site.

Além dessas duas dicas, realize auditorias regulares do site para identificar problemas de SEO e corrigi-los. Com certeza, isso irá contribuir por completo o site.

  1. Automação em Analytics

Entender o comportamento do usuário é vital para ajustar suas estratégias de marketing. Ferramentas como Google Analytics, Hotjar e Crazy Egg oferecem insights valiosos sobre como os visitantes interagem com seu site.

Ao participar de algumas dessas ferramentas de automação de marketing, defina metas no Google Analytics para rastrear ações específicas dos usuários, como preenchimento de formulários ou compras.

Utilize ferramentas de mapas de calor para visualizar onde os usuários clicaram e quais partes do seu site recebem mais atenção. E logo após, configure relatórios essenciais sobre o desempenho do seu site.

  1. Automação em CRM

Por fim, finalizando o “tutorial” de como colocar na prática o uso das ferramentas de automação de marketing, temos a gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Desde sempre, o CRM foi a espinha dorsal de muitas estratégias de marketing. Ferramentas como Salesforce, HubSpot CRM e Zoho CRM automatizam processos relacionados aos clientes.

E ao usar alguns desses, não hesite em colocar tags e segmentação automática para organizar leads com base em comportamentos e características, para funcionar.

Fluxos de trabalho automatizados também são fatores que ajudam, então crie fluxos de trabalho para automatizar tarefas, como o envio automático de e-mails de acompanhamento após uma interação.

Não há dúvidas de que ao seguir essas 5 maneiras de usar ferramentas de automação de marketing, você terá um avanço.

Lembre-se, para conseguir se aprofundar no uso das ferramentas, o estudo sobre as ferramentas é necessário. Então, comece ainda hoje a se aprofundar neste mundo e a agregar valor ao seu tempo com a automatização.

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