Casa e Jardim

Desentupimento de Ralos: Conheça os Métodos mais Eficazes!

Um ralo entupido é um problema que, muitas vezes, as pessoas conseguem solucionar sozinhas, utilizando soluções caseiras. Se você está a procura de algumas receitas que possam ajudar no desentupimento de ralos, continue acompanhando este artigo e teste as dicas a seguir!

Dicas de soluções caseiras para desentupir

Existe uma série de receitinhas caseiras que você pode usar, para tentar solucionar um entupimento sem sair de casa, de forma simples e barata. A seguir, apresentaremos algumas delas!

Sal e vinagre 

A combinação de sal e vinagre é muito potente para desentupimento de ralos porque, juntos, eles provocam uma reação ácido-base, formando bolhas que criam pressão e ajudam a quebrar e soltar a obstrução do ralo. 

Além disso, ela pode ajudar na dissolução de compostos orgânicos e, se este for o motivo do entupimento, fará com que eles escoem pela rede de esgoto. 

Para utilizar essa misturinha, basta despejar cerca de 100 ml de vinagre com uma ou duas colheres de sopa de sal. Espero cerca de 15 minutos, para que ela faça seu efeito. 

Em seguida, faça o teste, ligando a torneira e observando se o escoamento da água voltou ao normal. Se não, você pode tentar novamente, ou fazer o teste com outra solução caseira.

Vinagre e bicarbonato 

Misturar vinagre com bicarbonato funciona da mesma forma que misturá-lo ao sal. E a forma de utilizá-lo também é a mesma: despejar um pouco de bicarbonato pelo ralo e, em seguida, um pouco de vinagre.

Bicarbonato 

O bicarbonato sozinho também pode ajudar no desentupimento! Isso porque ele possui propriedades abrasivas suaves, que ajudam na limpeza das paredes dos encanamentos. Assim, ele facilita a desobstrução, estimulando que ela se desprenda e escoe pela rede de esgoto.

Para que seus efeitos sejam melhores, o ideal é despejar uma a duas colheres no ralo entupido, seguidas de um pouco de água morna, que também ajuda no amolecimento da obstrução.

Soda cáustica 

A soda cáustica é muito conhecida pelo seu poder de dissolver inúmeras substâncias, fazendo um potente desentupimento de ralos.

Para utilizá-la, é preciso ter muito cuidado, já que é um produto que provoca sérias queimaduras quando em contato com a pele. Além disso, a sua inalação pode provocar intoxicação.

Dito isso, se você quer tentar utilizar esse produto, despeje duas colheres de sopa da soda cáustica no ralo entupido, seguidas de um pouco de água morna. Espere alguns minutos para testar o ralo e verificar se o escoamento da água voltou ao normal.

Arame 

A depender do que causou a obstrução no ralo, utilizar um arame pode ajudar a removê-la. Se o motivo do entupimento são fios de cabelo, por exemplo, e você consegue ver onde eles se encontram, basta inserir o arame e puxá-los para fora.

Cuidados com o desentupimento caseiro

Ainda que haja muitas soluções caseiras para desentupimento de ralos, é preciso ter cuidado com todas elas. Mesmo com aquelas que não utilizam produtos nocivos à saúde.

Explicamos: em muitas soluções caseiras, a utilização da água morna ou fervente é necessária. Mas, por causa da diferença de temperatura entre a água e a parte interna do encanamento, ela pode danificá-lo e até gerar vazamentos.

Além disso, soluções que parecem simples, como a utilização do arame para remover obstrução, pode levar a danos no encanamento, como arranhões. 

Esses arranhões criam rugosidade dentro dos canos, facilitando o acúmulo de resíduos que levam a outros entupimentos.

Portanto, por questões de segurança e de eficiência na realização do procedimento, o ideal é contar com empresas especializadas para fazê-lo, como a Ajax Soluções!

Você também pode gostar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *