animal cute little mouse
Dicas

Ratos e Doenças: Uma Combinação Perigosa

Ratos e doenças são uma combinação perigosa porque essas urbanas transmitem mais de 35 doenças. E essa transmissão acontece mesmo que você não perceba a presença deles no local.

A seguir, explicaremos como eles podem transmitir essas doenças e como é possível mantê-los afastados. Continue sua leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda como os ratos transmitem doenças

A transmissão da doença pelos ratos não acontece apenas pelo contato com eles, mas com sua urina e fezes e com os lugares pelos quais eles permitem microrganismos.

Isso significa que você não precisa vê-los, para se contaminar. Basta que eles passem por seus armários, ou andem sobre comidas (como frutas) deixadas sobre a mesa e que você, em seguida, tenha contato com essas superfícies ou coma essas comidas.

Por isso, é muito importante prevenir e tomar medidas para que eles fiquem por muito tempo. Ou adote com urgência procedimentos para eliminá-los , se eles aparecerem no local.

Conheça algumas doenças transmitidas pelos ratos

Conheça, abaixo, algumas das doenças que os ratos carregam consigo e que são perigosas para a vida humana.

Hantavirose

As pessoas que pegam Hantavirose desenvolvem uma síndrome chamada Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH). Seus sintomas iniciais são comuns, como febre, dores no corpo e vômitos.

Entretanto, se o tratamento demora, a doença leva ao comprometimento do coração e à insuficiência respiratória.

Peste bubônica

A peste bubônica é uma doença perigosa, que exige tratamento imediato. Do contrário, ela pode causar complicações graves, como infecção pulmonar ou generalizada.

Tularemia

Para se contaminar com a tularemia, é preciso ter contato direto com o rato. E isso pode acontecer justamente durante uma captura sem ajuda profissional.

Salmonelose

Essa doença se trata de uma intoxicação alimentar e se transmite pelo consumo de bactérias, o que pode acontecer quando os ratos andam por cima dos alimentos que as pessoas ingerem depois.

A intoxicação alimentar, a princípio inofensiva, pode se complicar e levar à morte, em casos mais graves.

Tifo murino

Essa doença é transmitida exclusivamente pelas pulgas contaminadas, de duas formas. A primeira delas é por meio de sua picada. A segunda, por meio do contato com a urina de animais infectados

Ou seja, uma pessoa pode se contaminar por picada de pulga ou se, por acidente, tiver contato com a urina de ratos, que são hospedeiros dessa pulga.

Ratos e Doenças: Uma Combinação Perigosa
Ratos e Doenças: Uma Combinação Perigosa

Saiba como evitar a presença de ratos

Você viu como ratos e doenças são uma combinação perigosa que afeta seriamente a saúde das pessoas. Então, já sabe como é importante cuidar para que os roedores não fiquem por perto.

Aqui vamos dar algumas dicas para te ajudar a evitar essa presença indesejável!

Os ratos gostam de ficar em ambientes bagunçados, porque encontram facilmente locais para esconder. Por isso uma forma de evitar a sua presença é manter a limpeza da casa em dia.

Além disso, eles procuram por locais onde encontrar alimentos, por isso é importante não deixar nada em cima das mesas ou mesmo dentro dos armários sem fechar direito.

Para entrar nos locais, os ratos procuram por frestinhas que dão acesso a eles. Por exemplo, as vãos de portas e janelas. Daí a importância de manter a colocação desses locais.

Também é importante telar ralos de pias e banheiros, para que essas tipicamente urbanas não consigam acesso à casa pelo encanamento.

Conheça a desratização

A desratização é um procedimento feito por empresas especializadas, como a Ajax Soluções , que elimina infestações já existentes nos locais e que também é um ato de prevenção.

Isso porque os produtos utilizados duram meses e evitam a aproximação dos ratos enquanto eles perduram.

Portanto, para proteger você e sua família, considere realizar o procedimento.

Você também pode gostar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *