Construção e Decoração,Dicas

Drywall vs. Parede de Alvenaria: Descubra as Diferenças!

Tanto o drywall quanto as paredes de alvenaria têm seus pontos positivos e negativos. Mas cada um deles pode ser mais ou menos adequado para determinadas situações.

Para entender suas diferenças, continue acompanhando este artigo!

Drywall

Drywall vs. Parede de Alvenaria: Descubra as Diferenças!

Drywall, também conhecido por gesso acartonado, se trata de um material seco, que não necessita de água para sua utilização em obras.

Para conquistar a eficiência que tem, ele se utiliza de alguns produtos industrializados específicos, que fazem com que o processo de construção seja agilizado, sem prejuízo de sua qualidade.

Conheça suas vantagens

Utilizá-lo em uma obra é uma vantagem para quem quer mais espaço no loca, uma vez que as paredes de drywall são mais finas.

Dessa forma, elas conseguem ampliar o espaço em até 5%, em comparação às paredes de alvenaria.

Além disso, o drywall é um material muito leve, chegando a pesar 6 vezes menos que a construção em alvenaria. Dessa forma, ela exige menos da estrutura e não a sobrecarrega.

Em se tratando da manutenção do material, ela também é mais rápida e simples porque, se há algum problema interno às paredes, basta remover a placa danificada e recolocá-la.

Ainda, ele apresenta como vantagem a versatilidade do layout: o drywall pode ser utilizado em designs diversos, com curvas, luzes embutidas e outros, sendo fácil de trabalhar e oferecendo bons resultados estéticos.

Outro fator que faz com que ele seja vantajoso é a economia com a mão de obra: ele exige menos tempo na execução e menos pessoas trabalhando na instalação.

Ainda, o drywall oferece muita precisão na instalação, porque ele se utiliza de painéis de gesso feitos sob medida, fabricados com máquinas que garantem tamanhos padronizados e uniformes. Dessa forma, a montagem das estruturas fica mais fácil.

Conheça suas desvantagens

Como desvantagens, em comparação à parede de alvenaria, o drywall oferece menor resistência, possui bom isolamento acústico e térmico, mas não tanto como a alvenaria e exige cuidado para pendurar objetos pesados.

Além disso, ele sua utilização apenas é possível em ambientes internos, uma vez que ele está mais suscetível às intempéries e, para utilizá-lo em áreas molhadas (banheiros ou cozinhas) é preciso que ele seja especial, resistente à umidade.

Parede de Alvenaria

Drywall vs. Parede de Alvenaria: Descubra as Diferenças!

A parede de alvenaria é aquela que se forma por meio de técnicas de construção que se utilizam de materiais como tijolos, pedras e blocos de concreto.

Ao contrário do drywall, que é feito a seco, ela exige a utilização de argamassa para unificar suas peças. A argamassa se trata de uma mistura de cimento, areia e água.

É possível encontrar alguns tipos de alvenaria, como a de tijolos, de blocos de concreto e de pedra. Ela varia de acordo com o tipo de material utilizado em sua composição.

Conheça suas vantagens

Umas das grandes vantagens das paredes de alvenaria são sua durabilidade e resistência, que faz com que as construções sejam sólidas e duráveis.

Além disso, elas proporcionam alta estabilidade estrutural e resistência, suportando mais carga e pressão que o drywall.

Outro fator vantajoso na utilização da alvenaria é o isolamento térmico e acústico que ela proporciona, mais alto que o drywall.

Conheça suas desvantagens

As paredes de alvenaria têm como desvantagem o tempo de construção, que é maior que o drywall. Além disso, elas são mais robustas, mais largas, ocupando, portanto, mais espaço no projeto.

Também em comparação ao drywall, a alvenaria oferece menor flexibilidade no design, inclusive porque seus materiais são permanentes, de forma que é mais difícil fazer alterações ou reformas.

Fique por dentro do mundo das construções com os artigos que publicamos no site da Ajax Soluções!

Você também pode gostar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *