Construção e Decoração

Economize na Obra: Estratégias Inteligentes para Reduzir Custos

Todo mundo sabe que realizar obras, mesmo que pequenas, causa diversas dores de cabeça, sendo a principal delas os gastos. Assim, algo que todos querem quando vão fazer uma obra é reduzir custos.

Existem algumas estratégias que ajudam a diminuir esses gastos. Isso significa que é possível realizar sua obra gastando menos dinheiro, é só saber onde economizar.

Confira mais sobre como reduzir custos da sua obra no artigo abaixo!

Custos diretos x custos indiretos

Primeiro, antes de entrar nos pontos que ajudam a reduzir custos das obras, você precisa saber quais são os custos dela. Isso porque, não saber exatamente quais são os custos, gera despesas que não estavam no orçamento. Desse modo, fica mais difícil seguir o plano inicial de orçamento, o que acaba afetando toda a obra.

Os dois tipos de custos que existem são: os diretos ou os indiretos. Os diretos são os mais óbvios, e incluem custos com materiais, mão de obra e equipamentos, ou seja, difíceis de esquecer deles. 

Já os indiretos são os custos com a água, energia elétrica, possíveis impostos. Logo, são os custos que muitas pessoas não se lembram na hora de realizar o planejamento. Por isso, é preciso ficar atento a eles.

Fazer orçamentos da obra

Agora que você já sabe mais sobre os custos, o primeiro passo para reduzir custos da obra é fazer o orçamento. Para isso, o mais indicado é procurar empresas que possuem uma boa reputação no mercado e realizar os orçamento em, pelo menos, três.

Dessa forma, é possível comparar os preços para achar um que cabe melhor no seu bolso. Porém, garantindo que você terá um serviço de qualidade.

Mas, lembre-se que, além do orçamento fornecido pela empresa, você ainda precisa pensar nos gastos indiretos!

Escolher os materiais adequados

Outra boa estratégia é pesquisar bastante sobre as matérias-primas e seus preços. Isso porque grande parte do valor da obra será gasto neles. Além disso, a qualidade final da obra também depende do material.

Por isso, você precisa fazer uma boa pesquisa, comparar preços entre diversas fornecedoras e também saber qual possui o melhor custo benefício. Afinal, não adianta algo muito barato, mas que possui baixa qualidade, pois, provavelmente, precisará de reparos depois, custando mais dinheiro.

Entretanto, nem sempre o mais caro é o melhor, então, você pode achar algo de boa qualidade com o preço ideal para você.

Portanto, você precisa garantir que a matéria-prima da sua obra é de boa qualidade, mas ainda possui um valor que você consegue arcar, sem prejudicar as demais áreas da obra.

Economize na Obra: Estratégias Inteligentes para Reduzir Custos
Economize na Obra: Estratégias Inteligentes para Reduzir Custos

Saber o que priorizar

A terceira estratégia é saber o que priorizar na hora de reduzir custos de uma obra. Para isso, você precisa pensar o que é mais importante na obra e o que você não quer abrir mão no resultado final. Desse modo, você pode gastar a maior parte do orçamento nessas áreas e consegue economizar nas demais.

Por exemplo, a parte elétrica e hidráulica são essenciais. Dessa forma, o ideal é não economizar nelas, gastar o que for preciso. Com elas prontas, você pode partir pros acabamentos, escolhendo os que estão dentro do orçamento restante. Assim, o risco de passar dos gastos previstos diminui.

Procure profissionais qualificados

Por fim, mas não menos importante, é imprescindível contratar profissionais qualificados, como os especialistas da Ajax Soluções, para que a obra ocorra de forma tranquila. 

Afinal, não adianta seguir todas as estratégias para reduzir custos da obra se ela não for bem executada. Isso só fará com que o trabalho precise ser refeito e custe o dobro. Por isso, invista na mão de obra capacitada.

Você também pode gostar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *