Fica a dica- conheça 10 livros para quem ama café
Dicas

Fica a dica: conheça 10 livros para quem ama café

Tem combinação melhor do que ler um bom livro tomando um bom café? Se você é apaixonado por leitura e não abre mão de uma xícara da bebida sempre fresquinha, com certeza concorda que esse é o match perfeito! Pensando nisso, em parceria com a empresa Café América preparamos uma lista com 10 livros para quem ama café poder explorar novas histórias, conhecer mais sobre este universo cafeeiro e, claro, ampliar sua biblioteca com títulos variados.

Lista: 10 livros para quem ama café

Na lista de hoje, separamos opções bem diferentes e para todos os gostos. Tem publicações para quem está começando no mundo do café, abordando o contexto histórico e métodos de preparo, e outros títulos mais técnicos, com informações sobre fatores de produção que influenciam no sabor da bebida e outros detalhes do processo de cultivo do grão. Além disso, também selecionamos obras para quem quer se inspirar no mundo da arte.

Ou seja, são livros para quem ama café, adora aprender e quer explorar ainda mais informações sobre essa bebida que é sucesso no mundo inteiro. Anote aí:

1 – O livro do café, de Anette Moldvaer

Para quem gosta de livros que aliam teoria e prática, “O livro do café” é uma excelente escolha para ter sempre à mão. A autora, que é barista, sócia de uma empresa de torrefação premiada e jurada de competições internacionais, reúne nesta obra todos os aspectos ligados à bebida: prováveis origens da descoberta do café na África, características, perfil, plantio, processo de beneficiamento, principais produtores do mundo, métodos de preparo e até receitas. Quer dizer, este livro é um verdadeiro guia prático para todo coffee lover.

2 – O guia de cafés especiais do Brasil, de Lucas Teixeira e Franco de Moraes

Para aqueles que querem conhecer e se aprofundar na produção de café especial, o “Guia de cafés especiais do Brasil” é uma excelente opção. Mais do que fazer uma introdução sobre produção, métodos de extração, selos e certificações, o livro ressalta o trabalho dos produtores, torrefadores, baristas, agrônomos e demais profissionais que fomentam o mercado nacional, inclusive com opiniões de especialistas.

3 – O atlas mundial do café, de James Hoffmann

Criado por um barista premiado, que também é cofundador da Square Mile Coffee Roasters, empresa de torrefação reconhecida mundialmente com sede em Londres, “O atlas mundial do café” apresenta um conteúdo muito profundo sobre o desenvolvimento do grão, explorando todos os fatores técnicos que influenciam no perfil da bebida, como terroir, colheita, processamento, método de torrefação e cada detalhe da jornada do grão à xícara. Quer dizer, é super indicado para quem deseja aprender ou ampliar o conhecimento técnico e refinado sobre o café.

4 – História do café, de Ana Luiza Martins

Se você procura um livro para mergulhar de cabeça na cultura cafeeira, “História do café”, da historiadora Ana Luiza Martins, é um verdadeiro convite para viajar pela trajetória de uma das bebidas mais consumidas no mundo. O livro explora a descoberta do café, sua influência na cultura e na política e narra seu impacto histórico e econômico na sociedade, com um olhar étnico, cultural e social. Prepare sua xícara e reserve um tempo para folhear páginas inspiradoras e curiosas!

5 – Sou barista, de Concetta Marcelina e Cristiana Couto

Vencedora da categoria Melhor Livro sobre Café do Gourmand Awards 2013 e premiada na categoria Gastronomia do Prêmio Jabuti, a publicação “Sou barista”, escrita por Concetta Marcelina e Cristiana Couto, é uma obra bem didática sobre a profissão. É um livro para quem ama café e quer entender mais sobre o que faz um barista, se aprimorar na área ou até mesmo dar os primeiros passos. São páginas que abordam desde a origem do ofício até um panorama do mercado brasileiro e as etapas de produção do café.

6 – O sonho do café, de Andrea Illy

O italiano Andrea Illy aborda sua história de empreendedorismo, luta e paixão pela bebida em “O sonho do café”. Na obra, o herdeiro e presidente de uma das maiores empresas de café expresso do mundo, fundada em 1933, relata seus sonhos, a trajetória da família na criação do negócio, desafios, ensinamentos e, claro, seu olhar sobre a importância da excelência e da inovação neste mercado.

7 – Perfume de sonho, de Sebastião Salgado

Prepare-se para viajar pelo mundo do café por meio de imagens de tirar o fôlego feitas pelo renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Conhecido pela sua sensibilidade única na captação de momentos da vida real, ele registrou a sua jornada pela cafeicultura em três continentes e mostra, no livro “O perfume de sonho”, o retrato de trabalhadores que fazem a economia do café girar. A obra é uma exposição fotográfica incrível, resultado de 10 anos de acompanhamento da produção cafeeira em 10 países diferentes.

8 – Café com design: a arte de beber, de Miriam Gurgel e Eliana Relvas

Um dos livros mais conhecidos entre os designers que amam café, a obra “Café com design: a arte de beber” é icônica e traz insights importantes sobre como as cafeterias se tornaram espaços essenciais para a sociedade, integrando pessoas, histórias e cotidiano, e como elas foram evoluindo com o desenvolvimento da tecnologia. Também apresenta algumas receitas e dicas de harmonizações clássicas e exóticas com café. Sem dúvidas, é um ótimo livro para quem aprecia arte, design, arquitetura e, obviamente, um bom café.

9 – Loucos por café, de Leandro Fortes

Quando a paixão pelo café brasileiro bateu mais forte, o italiano Antonello Monardo decidiu morar no Brasil para estudar com profundidade a produção da bebida. E, em “Loucos por café”, reúne textos, ilustrações e fotografias de uma imersão na tradição brasileira, além de receitas e dicas de combinações exclusivas com a bebida.

10 – Arquitetura do café, de André Argollo

Um convite para viajar pela história do café e pela arquitetura das fazendas e indústrias cafeeiras: assim é “Arquitetura do café”, de André Argollo, um livro recheado de ilustrações, fotos e desenhos de valor documental e que apresenta um minucioso levantamento histórico da implantação das fazendas de café na região de Campinas, com detalhes de arquitetura e construção.

Agora é com você! Inspire-se na nossa lista de 10 livros para quem ama café e aproveite para viajar pelo universo cafeeiro sem sair de casa!

Você também pode gostar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *